Postagens populares

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que é necrochorume e como ele surge?

O necrochorume é um líquido proveniente da decomposição do corpo, que é eliminado durante o primeiro ano após o sepultamento. Tem um aspecto viscoso, de cor acinzentada a acastanhada, com cheiro acre e fétido e é polimerizável (com tendência a endurecer).

Qual o perigo da contaminação do solo ou da água por necrochorume?

A contaminação por necrochorume tem uma carga de micro-organismos patogênicos, com bactérias, fungos e vírus, que são potencialmente mais perigosos que a contaminação por chorume. Já nos lixões, quando o aquífero é contaminado, são encontrados coliformes fecais.

Como ocorre a contaminação pelo líquido da decomposição humana?

Pela ação das águas superficiais e das chuvas infiltradas nas sepulturas ou pelo contato dos corpos com as águas subterrâneas, o necrochorume pode atingir e contaminar essas águas. Se fluírem para a área externa do cemitério e forem captadas por meio de poços escavados por populações que vivem no entorno do cemitério, por exemplo, estas poderão correr sérios riscos de saúde.

Cemitérios representam risco de dano ambiental superior aos de lixões? 
Os cemitérios oferecem mais risco de contaminação das águas subterrâneas do que os aterros sanitários. Aqui no Brasil, quase sempre, a implantação dos cemitérios tem sido feita em terrenos de baixo valor imobiliário ou com condições geológicas, hidrogeológicas e geotécnicas inadequadas

Um comentário: