Postagens populares

sábado, 26 de maio de 2012

Entenda a diferença entre lixão e aterro sanitário

O Brasil ainda destina grande parte do lixo de forma incorreta. Dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) mostram que cerca de 1.600 municípios brasileiros destinam seus resíduos em lixões. A maior parte deles, 855, está localizada no Nordeste. O IBGE afirma que a região, junto com o Norte do país, leva mais de 80% dos seus resíduos para lixões. Todas as regiões, no entanto, vivem o problema. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, prevê a extinção dos lixões no Brasil até 2014.
Os dados Abrelpe também mostram que estamos produzindo mais lixo. Em 2010, a geração de resíduos sólidos urbanos cresceu 6,8% em relação a 2009. Junto a isso, os números do IBGE não são tão animadores: apenas 27,7% dos resíduos no Brasil vão, de fato, para aterros sanitários. Mas qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?
lixão é um grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para “abrigar” os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente. Não há tratamento para o chorume, líquido liberado pelo lixo, que contamina o solo e a água. Por lá, não é difícil encontrar ratos e insetos circulando livremente. Os resíduos ficam, literalmente, acéu aberto.
Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia.
Os aterros controlados são intermediários entre lixão e aterro sanitário. Neles, há cobertura diária do lixo com terra, importante para evitar mal cheiro e proliferação de insetos e animais, mas a capacidade de impedir a contaminação do solo e águas subterrâneas não é completa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aterro Sanitario

      O lixo coletado nos caminhoes coletores não é selecionada é recolhidos em diversas viagens  diarias nos bairros e depositados nos aterros sanitarios municipais existe no bairro jardim serrano e vila garcia.
      O aterro sanitario por ser um local distante da cidade (cerca de 10 km) póssui portaria com vigia durante 24 horas por dia  e nessecita ser fechado pra empressas não autorizadas despejarem seu lixo lá.
      O lixo industrial de origem orgânica (restos de alimentos,papelão) poderá ser encaminhado ao aterro sanitário de Votorantim ja os restos quimicos de processos industriais não poderam ser despejados nos aterros de Votorantim o aterro sanitário fica na rodovia entre Piedade e Votorantim no bairro Jurupara.
      O lixo residencial e jogado no aterro sanitário em camadas e depois e coberto com terra, e assim sussesivamente.
      Atualmente em Votorantim cerca de 30% do total de lixo gerado pode ser reciclado.